Definidos os vereadores mirins de Nova Veneza

Nos últimos dias, nove escolas de Nova Veneza estiveram bastante movimentadas. Os centros educacionais passaram por um processo seletivo que culminou na escolha de um representante para cada colégio, anunciados nesta semana. Por meio do projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Vereadores, os eleitos participarão mensalmente de sessões na Casa Legislativa do município.

Na primeira etapa do processo, alunos, professores e funcionários receberam todas as informações necessárias. Na sequência, meninos e meninas se candidataram ao cargo e iniciaram as campanhas, expondo ideias e propostas de melhorias para o ambiente escolar. Depois, dentro das regras estabelecidas pela legislação, cada colégio passou pelo processo de votação. E por fim, foram divulgados os nove vereadores eleitos.

Os vereadores Eloir Minatto (Biro Biro), presidente da Câmara, e Aroldo Frigo Júnior estiveram na Casa Legislativa para anunciar os eleitos aos alunos, professores e responsáveis. Eles exaltaram a participação dos meninos e meninas e parabenizaram pela iniciativa.

Cursos preparatórios

Antes de saberem os resultados, todos os candidatos receberam cursos preparatórios, que foram oferecidos na Câmara durante dois dias. Eles receberam informações sobre meio ambiente através do padre Vilmar Moretti. Além disso, tiveram palestras ministradas pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Na ementa constaram “A Importância do Jovem na Política”, “A Constituição e o Poder Legislativo”, “O Papel do Ministério Público na Defesa do Cidadão”, “O que é Oratória?”.

Meninas em destaque

Diante de uma conjuntura política nacional em que a participação feminina ainda é muito pequena, Nova Veneza demonstra boas perspectivas para o futuro. Dos 44 estudantes que se candidataram, 24 foram meninas, e das nove vagas disponíveis, elas garantiram seis. Além disso, Natália Mendes Pereira, da escola Julieta Torres Gonçalves, foi a que mais recebeu votos entre todos os candidatos.

Cerimônia de posse

A cerimônia oficial de posse dos eleitos será na próxima quarta-feira, dia 4 de maio. A Câmara convida a todos para que participem deste momento importante para o município.

Vereadores mirins eleitos:

- Heloísa Mondardo Dal Molin – Escola Municipal Ítalo Amboni