100%

Definidos os vereadores mirins de Nova Veneza

Nos últimos dias, nove escolas de Nova Veneza estiveram bastante movimentadas. Os centros educacionais passaram por um processo seletivo que culminou na escolha de um representante para cada colégio, anunciados nesta semana. Por meio do projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Vereadores, os eleitos participarão mensalmente de sessões na Casa Legislativa do município.

Na primeira etapa do processo, alunos, professores e funcionários receberam todas as informações necessárias. Na sequência, meninos e meninas se candidataram ao cargo e iniciaram as campanhas, expondo ideias e propostas de melhorias para o ambiente escolar. Depois, dentro das regras estabelecidas pela legislação, cada colégio passou pelo processo de votação. E por fim, foram divulgados os nove vereadores eleitos.

Os vereadores Eloir Minatto (Biro Biro), presidente da Câmara, e Aroldo Frigo Júnior estiveram na Casa Legislativa para anunciar os eleitos aos alunos, professores e responsáveis. Eles exaltaram a participação dos meninos e meninas e parabenizaram pela iniciativa.
 
Cursos preparatórios

Antes de saberem os resultados, todos os candidatos receberam cursos preparatórios, que foram oferecidos na Câmara durante dois dias. Eles receberam informações sobre meio ambiente através do padre Vilmar Moretti. Além disso, tiveram palestras ministradas pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Na ementa constaram “A Importância do Jovem na Política”, “A Constituição e o Poder Legislativo”, “O Papel do Ministério Público na Defesa do Cidadão”, “O que é Oratória?”.
 
Meninas em destaque

Diante de uma conjuntura política nacional em que a participação feminina ainda é muito pequena, Nova Veneza demonstra boas perspectivas para o futuro. Dos 44 estudantes que se candidataram, 24 foram meninas, e das nove vagas disponíveis, elas garantiram seis. Além disso, Natália Mendes Pereira, da escola Julieta Torres Gonçalves, foi a que mais recebeu votos entre todos os candidatos.
 
Cerimônia de posse

A cerimônia oficial de posse dos eleitos será na próxima quarta-feira, dia 4 de maio. A Câmara convida a todos para que participem deste momento importante para o município.

Vereadores mirins eleitos:

- Heloísa Mondardo Dal Molin – Escola Municipal Ítalo Amboni
- Natália Mendes Pereira – Escola Julieta Torres Gonçalves
- Aloha Sobreray – Escola Municipal Bairro Bortolotto
- Cauãn Schneider Nuernberg – Escola Municipal Augusto Mondardo
- Pérola Iris Trento Souza – Escola Municipal Vitor Savi
- Júlia Carvalho Velho – Escola Humberto Hermes Hoffmann
- Gabriel Fenali Marques – Escola Municipal Caravaggio
- Suyani de Brida – Escola Municipal Líbero Ugioni
- Alessandro Tomasi – Escola Abílio César Borges
 

Notícias

São Bento Baixo recebe sessão da Câmara de Vereadores
São Bento Baixo recebe sessão da Câmara de Vereadores

A comunidade de São Bento Baixo terá a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos vereadores de Nova Veneza, já que no dia 25 deste mês, às 19h, será realizada sessão itinerante no distrito. O encontro será no Centro de Eventos São João, ao lado da Igreja São João Batista, e contará também com o prefeito Rogério Frigo e com o vice Sérgio Alberto Spilere, que trarão os projetos voltados ao distrito.

Pelas câmeras de segurança, vereadores buscam Ministério Público
Pelas câmeras de segurança, vereadores buscam Ministério Público

Mais uma vez, as câmeras de segurança estiveram em pauta na Casa Legislativa de Nova Veneza. Na sessão dessa terça-feira, foi anunciado que, após decisão coletiva dos vereadores, a exigência dos equipamentos chegará a outro nível, já que as reivindicações por meio de indicações e requerimentos não surtem o efeito esperado.

Na Câmara, secretária traz esclarecimentos sobre a Festa da Gastronomia
Na Câmara, secretária traz esclarecimentos sobre a Festa da Gastronomia

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni, esteve na Câmara de Vereadores, nessa terça-feira, prestando esclarecimentos acerca da Festa da Gastronomia. Após requerimento de autoria do legislador Carlos Eduardo Ghislandi, Susan assumiu a tribuna da Casa e respondeu a diversos questionamentos sobre o principal evento da cidade.

Ação da PM é reconhecida na Câmara de Vereadores
Ação da PM é reconhecida na Câmara de Vereadores

Uma operação bem sucedida da Polícia Militar de Nova Veneza foi exaltada na sessão dessa terça-feira da Câmara de Vereadores do município. Por meio de Moção de Aplausos de autoria do vereador Altevir Selesio Amboni, os policiais Tiago Cardoso de Assis e Dalcione Rosso Correa foram homenageados na Casa Legislativa devido à uma ação bem sucedida.

Vereadores homenageiam ex-prefeitos de Nova Veneza
Vereadores homenageiam ex-prefeitos de Nova Veneza

Uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, realizada nessa quinta-feira, foi dedicada a homenagear ex-prefeitos do município. Participaram da solenidade, além daqueles que receberam Diploma de Mérito, os legisladores da Casa e autoridades estaduais e federais. Um grande público acompanhou a sessão, que também fez parte da programação da Festa da Gastronomia, iniciada oficialmente nessa quinta.

Projeto Ingabiroba é pauta em sessão da Câmara de Nova Veneza
Projeto Ingabiroba é pauta em sessão da Câmara de Nova Veneza

Projetos voltados ao meio ambiente mais uma vez estiveram em pauta na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Na sessão dessa terça-feira, diante de requerimento do vereador Carlos Eduardo Ghislandi, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Sérgio Marini, esteve na Casa Legislativa explanando sobre o projeto Ingabiroba.

Projeto Vereador Mirim tem votos apurados
Projeto Vereador Mirim tem votos apurados

Mais uma etapa do projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Vereadores de Nova Veneza, foi concluída nessa segunda-feira. O presidente da Casa Legislativa, Eloir Minatto (Biro Biro), e organizadores do projeto fizeram a contagem dos votos, acompanhados pelo secretário de educação do município, Elzio Milanez, e por representantes das escolas.

Votação do projeto Vereador Mirim movimenta escolas do município
Votação do projeto Vereador Mirim movimenta escolas do município

Uma etapa importante do projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Vereadores de Nova Veneza, foi realizada nessa quarta e quinta-feira (07/06 e 08/06). Estudantes das escolas do município foram às urnas para escolherem seus representantes. Os eleitos participarão de sessão mensal na Casa Legislativa até o fim do ano.

Câmara de Vereadores recebe presidente da Fundave
Câmara de Vereadores recebe presidente da Fundave

O presidente da Fundave (Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza), Juliano Mondardo Dal Molin, esteve na Câmara de Vereadores na sessão dessa terça-feira. Na tribuna, ele explanou sobre os trabalhos realizados no município pela entidade, além dos projetos para o futuro.

Samuel Milanez assume cadeira na Câmara de Vereadores
Samuel Milanez assume cadeira na Câmara de Vereadores

A equipe de legisladores de Nova Veneza contou com um novo integrante na sessão da Câmara dessa terça-feira. Samuel Amboni Milanez (PP), do distrito de Caravaggio, ocupará até o fim deste mês a vaga de Edgar Preis, que fica licenciado durante este período.
Na oportunidade, Milanez usou a tribuna da Casa Legislativa e agradeceu a comunidade pelos votos recebidos na eleição.

Semana de eleição de vereadores mirins em Nova Veneza
Semana de eleição de vereadores mirins em Nova Veneza

O projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Nova Veneza, já está em andamento na edição 2017, e nesta semana as escolas do município escolherão seus representantes. A votação acontece nesta quarta e quinta-feira (07/06 e 08/06) e serão definidos os meninos e meninas que participarão de sessões mensais na Casa Legislativa.